03/12/2023 às 10h57min - Atualizada em 03/12/2023 às 10h57min

Treze municípios baianos terão acesso ao 5G a partir desta segunda-feira

Algumas cidades da região, como Ibirapitanga, Gongogi, Ubaitaba, Ubatã, Barra do Rocha, Aurelino Leal e Itapitanga, possuem planejamento aprovado

Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Centro de Jequié - Foto: Google Maps
A partir desta segunda-feira, dia 4, um salto significativo na implementação da tecnologia 5G está programado para atingir mais de 600 municípios brasileiros. A Anatel concedeu autorização para que essas localidades possam receber estações para operar na faixa de 3,5 GHz, tornando-se aptas para a ativação da quinta geração de internet móvel. Com esse novo anúncio, a Anatel estima que cerca de 172 milhões de brasileiros, representando aproximadamente 81% da população, passarão a residir em áreas habilitadas para o funcionamento do 5G. Contudo, é importante salientar que a autorização concedida pela Anatel não garante uma implementação imediata da tecnologia.

O desdobramento do 5G depende, além do planejamento das operadoras de telefonia móvel, da atualização das legislações municipais. As cidades devem possuir leis modernas e atualizadas que permitam a instalação das antenas do 5G. Alguns municípios já completaram esse processo, enquanto outros ainda estão em fase de adequação.

Na Bahia, treze municípios foram autorizados, incluindo Jequié, Barreiras, Cairu, Cruz das Almas, Itabela, Itamaraju, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Prado, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Una e Valença. Desses, 60 foram liberados ou antecipados, 84 estão com planejamento aprovado e 273 em fase de planejamento, abrangendo cerca de 14,99 milhões de usuários.

Algumas cidades da região, como Ibirapitanga, Gongogi, Ubaitaba, Ubatã, Barra do Rocha, Aurelino Leal e Itapitanga, possuem planejamento aprovado, com data de liberação até junho de 2024. Já Ipiaú está em processo de planejamento, com previsão de liberação até janeiro de 2026. Porém, Ibirataia, Aiquara, Itagibá, Itagi, Jitaúna e Iguaí estão em fase de planejamento, sem uma data estabelecida para a liberação.

Essa expansão do 5G representa um passo importante na transformação tecnológica do país e abre novos horizontes para as comunicações do futuro. (Interiorano)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://interiorano.com.br/.
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.