A Câmara de Vereadores de Ubatã entregará no próximo dia 15 de maio, às 9h, uma moção de aplausos ao comandante da 55ª CIPM, Major Dalmo Porto, e aos policiais Ueslei Santos, Luiz Souza e Jonatas Macedo. A honraria reconhece os serviços prestados à segurança pública, especialmente após a redução de 29% nos homicídios na área de atuação da companhia. (Interiorano)
A Câmara de Ubatã realizará, no próximo dia 15 de maio, uma sessão solene para conceder moção de aplausos aos policiais militares soldado, Ueslei Santos, cabo, Luiz Souza e o cabo, Jonatas Macedo, integrantes da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). A homenagem, marcada para as 9h, reconhece os serviços prestados à segurança pública do município.
✅ NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
A proposta é de autoria do vereador Ítalo Brito (PSD), que solicitou ao comandante da unidade, Major Dalmo Porto, que libere os três militares para que possam participar do ato oficial. Segundo o parlamentar, a homenagem se justifica pela atuação destacada dos agentes no combate à criminalidade e na promoção da ordem pública em Ubatã.
A 55ª CIPM responde pelo policiamento em nove cidades do Médio Rio de Contas: Ipiaú, Ubatã, Ibirataia, Itagibá, Dário Meira, Barra do Rocha, Boa Nova, Gongogi e Aiquara. O comando da unidade está sob responsabilidade do Major Dalmo Porto desde agosto de 2023.
Com perfil técnico e foco em ações preventivas, o major tem se destacado pela capacidade de integração com a comunidade e pelo apoio a operações conjuntas com outras forças de segurança. A atuação da 55ª tem contribuído para a redução da criminalidade. Dados recentes divulgados pelo interiorano apontam queda de 29% nos homicídios registrados entre março e abril de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O soldado Ueslei Santos, natural de Ubatã, é um dos destaques da tropa por sua atuação firme mesmo sendo morador da cidade — condição pouco comum entre militares que se destacam localmente. Já os cabos Luiz Souza e Jonatas Macedo vêm sendo reconhecidos pela disciplina e empenho no serviço ostensivo.
A homenagem simboliza o reconhecimento da sociedade ubatense ao trabalho incansável da Polícia Militar e a importância do engajamento das forças de segurança na preservação da paz e do bem-estar coletivo. (Interiorano)