A 61ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em ação nesta sexta-feira (17), realizou uma prisão em flagrante e apreensão de armas na cidade de Ubaitaba. A ação teve início por volta das 11h30, após a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) receber uma denúncia anônima indicando o transporte de armas em um veículo Kombi, com placa NEK8487, saindo do distrito de Oricó em direção à Fazenda Progresso.
Os policiais deslocaram-se ao local mencionado na denúncia, onde abordaram o veículo e localizaram armas e materiais utilizados na fabricação de armamentos. O condutor informou ser armeiro, admitindo a confecção e manutenção de armas de diversos calibres em sua residência na Fazenda Progresso. Em seguida, a guarnição dirigiu-se à referida fazenda, onde constatou uma fábrica clandestina de armas, encontrando armamentos pré-fabricados, munições de diversos calibres e equipamentos para a fabricação e manutenção de armas.
Entre os materiais apreendidos, constam duas coronhas pré-fabricadas de espingarda, duas espingardas artesanais, uma espingarda tipo garrucha, uma submetralhadora artesanal calibre .40, uma pistola calibre .380, um carregador alongado para pistola .380, munições de diversos calibres, celulares, uma furadeira tipo bancada, cilindros de oxigênio para solda, molas e canos para fabricação de armas.
Toda a equipe envolvida na operação, juntamente com o material apreendido, foi encaminhada à Delegacia Territorial de Ubaitaba para os procedimentos legais.
A ação reforça a importância da colaboração da população através de denúncias anônimas, um papel fundamental na promoção da segurança pública. O contato com a Central de Operações da Polícia Militar pode ser feito pelo número 190. A 61ª CIPM destaca seu trabalho em prol da comunidade e da segurança na região do Rio de Contas. (Interiorano)