Uma noite de ontem. dia 11, que deveria ser tranquila transformou-se em tragédia em Ipiaú, com o registro de um homicídio chocante. A vítima, identificada como José Ribeiro dos Santos, 57 anos, conhecido como 'Zuza', foi brutalmente assassinado, próximo à BA-650, nas imediações do antigo Cetan, na saída de Ipiaú em direção a Ibirataia.
As circunstâncias do crime são nebulosas. José Ribeiro, residente na Horta Comunitária, seguia sua rotina por volta das 20h, dirigindo-se de bicicleta até uma propriedade rural próxima à rodovia. Lá, fazia companhia a sua ex-sogra, uma idosa de 75 anos. Foi neste momento que a tranquilidade foi rompida pelos disparos de arma de fogo, seguidos pelo ronco de uma motocicleta.
A idosa, testemunha do crime, relatou à Polícia Militar que, após os disparos, avistou o corpo de José Ribeiro. Corajosamente, caminhou até Ipiaú para buscar ajuda, sendo constatado o óbito por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no final da noite de sábado.
Populares que conheciam a vítima o descreveram como uma "pessoa trabalhadora", mas as primeiras informações não revelam a motivação ou autoria do homicídio. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar a perícia no local, e o corpo foi encaminhado ao IML em Jequié.
Às 23h, familiares de José Ribeiro dos Santos compareceram à sede da Polícia Militar para relatar o ocorrido. A testemunha informou que, após os disparos, avistou uma motocicleta, saindo por outro acesso para buscar socorro em Ipiaú.
O cenário do crime revelou a brutalidade da ação criminosa. O corpo de 'Zuza' foi encontrado caído em decúbito dorsal próximo à cancela da fazenda, apresentando cinco disparos de arma de fogo, quatro na cabeça e um no ombro.
Diante da gravidade dos fatos, a guarnição fez o isolamento do local até a chegada da Polícia Técnica, que dará continuidade às investigações para elucidar este episódio de violência que abalou a comunidade ipiauense. (Interiorano)