A Prefeitura de Ubatã decretou, nesta quarta-feira (15), situação de emergência devido às fortes chuvas que castigaram o município. A elevação dos níveis dos rios Água Branca e Dois Irmãos, ambos afluentes do Rio de Contas, provocou enchentes que afetaram 256 pessoas e deixaram 81 desalojados.
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
Com um volume acumulado de 64 mm entre os dias 14 e 15 de janeiro, as chuvas causaram o transbordamento dos rios que cortam a cidade resultando em alagamentos em diversos bairros. As áreas mais atingidas incluem o Pontalzinho e o Bairro Glória, que sofreram com o avanço das águas e falhas na drenagem.
A situação mobilizou todas as secretarias municipais, com foco nas equipes de Assistência Social, Saúde, Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos. Mesmo com esforços concentrados, o município enfrenta dificuldades para atender todas as famílias atingidas, devido à falta de estrutura suficiente para lidar com a extensão dos danos.
As autoridades têm trabalhado na remoção das famílias das áreas de risco e na distribuição de mantimentos básicos, como alimentos, colchões e assistência médica para casos de doenças relacionadas às inundações. (Interiorano)