Natural de Ubatã, Roque Levi Santos Tavares, de 60 anos, é um exemplo de perseverança e dedicação à vida pública. Desde os 15 anos, deixou sua cidade natal em busca de novas oportunidades em São Paulo, estabelecendo-se em Itaquaquecetuba(Itaquá), uma cidade que atualmente abriga mais de 369 mil habitantes na região metropolitana da capital.
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). Com 36 anos de experiência na advocacia, Roque Tavares, conhecido como Dr. Roque(PL), iniciou sua carreira política em 2000, quando foi eleito vereador pela primeira vez. Agora, ele se prepara para o seu sexto mandato na Câmara Municipal, consolidando-se como uma figura influente na política local. Durante sua trajetória, Dr. Roque teve a honra de presidir a Câmara em duas ocasiões e, no último dia 1º, foi eleito pela 3ª vez para liderar a Casa no biênio 2025/2026.
Além de seu papel como vereador, Dr. Roque também tentou a sorte em outras esferas políticas, concorrendo ao cargo de prefeito e a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde obteve mais de 51 mil votos, mas ficou na suplência. Sua experiência inclui ainda a função de secretário municipal, o que lhe conferiu uma visão ampla das necessidades e desafios enfrentados pela população.
Com um histórico de dedicação e compromisso com a comunidade, Roque Tavares se destaca como o político com mais mandatos na Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba, onde é carinhosamente reconhecido por sua atuação em prol do bem-estar da população. A trajetória de Dr. Roque é um reflexo da força e resiliência de um homem que, apesar de suas origens, se tornou uma figura central na política local, sempre em busca de melhorias para sua cidade adotiva.
Família Tavares uma dinastia política em Ubatã Em Ubatã, a família Tavares tem construído uma trajetória marcante na política local, desde a eleição de 1962 quando Paulo Cabral Tavares, eleito vereador, e anos depois ocupou o cargo de vice-prefeito, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da gestão pública em Ubatã. Sua influência e dedicação à cidade solidificaram ainda mais o nome Tavares no cenário político, como secretário municipal e vice-diretor no ginásio de Ubatã.
O legado político da família deu continuidade em Ubata no pleito de 1976, com a vitória para vereador de Armando Tavares, irmão de Dr. Roque. Armando Tavares, em Itaquaquecetuba, tornou-se vereador por três vezes e prefeito por duas, colocando o nome da família na política paulista com representantes em diversas esferas, incluindo prefeitos, vereadores e deputado, além de secretários municipais em Itaquá e Guarulhos.
Nos últimos anos, a política ubatense trouxe à luz mais um membro da família Tavares: Diego Tavares, conhecido popularmente como Diego da Igreja. Sobrinho de Dr. Roque, Diego tem se destacado como o vereador mais votado nas duas últimas eleições, refletindo a confiança e o apoio da população. Sua ascensão política demonstra a continuidade do compromisso da família Tavares com o serviço público e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Por Wesley Faustino: pesquisador, historiador, escritor, host do PodCastdoChefe, especialista em Gestão Pública e Gestão Municipal e ex-vice-prefeito se Ubatã