Ministério do Trabalho criará plataforma para atendimento ao cidadão

Entre os serviços que estarão disponíveis na plataforma estão a solicitação da Rais, que é a relação anual de informações sociais, e o esclarecimento de dúvidas sobre a carteira de trabalho.

Agencia Brasil
09/12/2024 20h44 - Atualizado há 1 mês



O Ministério do Trabalho e Emprego vai disponibilizar, no primeiro semestre de 2025, a plataforma unificada de atendimento (Una), que tem a finalidade de facilitar o acesso aos serviços prestados pelas superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho e Emprego. A Una terá início por meio de projeto-piloto, na próxima quarta-feira (11), no estado do Rio de Janeiro, onde os cidadãos poderão solicitar atendimento por meio da plataforma.



O objetivo principal é que as solicitações sejam atendidas de forma mais rápida e segura. Para isso, será oferecido um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. A plataforma possibilitará o envio de documentos digitalizados, além de acompanhar ou remarcar agendamentos.



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A plataforma oferecerá também ao Ministério do Trabalho e Emprego maior controle e segurança no atendimento, uma vez que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br, e integrará processos eletrônicos e execução de tarefas.



Os serviços que estarão disponíveis para os cidadãos na plataforma são: a solicitação da relação anual de informações sociais (RAIS), o agendamento e o esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de solicitações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Também estão previstos o agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre abono salarial, registro profissional e o agendamento e seguro desemprego.



Por Agencia Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-12/ministerio-do-trabalho-criara-plataforma-para-melhor-atender-cidadaos

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-12/ministerio-do-trabalho-criara-plataforma-para-melhor-atender-cidadaos
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