20/10/2023 às 09h03min - Atualizada em 20/10/2023 às 09h03min
Lula tem até fim deste mês para sancionar projeto de lei que compensa municípios
Prefeitos Aguardam Ansiosamente pela Decisão de Lula Enquanto Especialistas Apontam para Possíveis Vetos em Projeto de Lei Crucial
Por Garcia Junior - Interiorano
www.interiorano.com.br
Foto: Ricardo Stuckert/PR O prazo iminente de 31 de outubro para a sanção do Projeto de Lei Complementar 136/2023 está gerando grande expectativa e apreensão entre prefeitos e representantes municipais. O projeto em questão é vital para garantir a compensação de perdas relacionadas à arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, cruciais para as operações financeiras das localidades.
Caso não seja sancionado pelo presidente Lula, os municípios correm o risco de verem esses recursos essenciais interrompidos, comprometendo o equilíbrio econômico das regiões.
Enquanto o governo federal planeja repasses expressivos através do Fundo de Participação dos Municípios, com um aumento de 41% em comparação com o mesmo período do ano anterior, a incerteza em torno da sanção do PLP 136/2023 permanece, deixando os municípios em um estado de suspense sobre o futuro de suas finanças. A decisão presidencial iminente ganha importância crítica para o bem-estar financeiro das cidades e sua capacidade de cumprir suas obrigações e promover o desenvolvimento local. (Interiorano)