25/11/2024 às 21h04min - Atualizada em 26/11/2024 às 00h00min

Procon SP recebe mais de mil reclamações sobre Black Friday

Problemas mais citados são a não entrega ou demora na entrega; produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado e pedido cancelado após finalização da compra.

Agencia Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-11/procon-sp-recebe-mais-de-mil-reclamacoes-sobre-black-friday



O Procon de São Paulo já recebeu 1.115 reclamações relacionadas às compras de Black Friday. Desde o último 30 de outubro, a entidade abriu um link específico em seu site para receber queixas dos consumidores sobre as promoções.



Os problemas mais citados são a não entrega ou demora na entrega (394 casos) de produtos; produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado (142); pedido cancelado após finalização da compra (128); produto ou serviço indisponível (105); e maquiagem de desconto (101).



Dicas de Segurança



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A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) elaborou dez recomendações para que os consumidores aumentem a segurança ao fazer compras na Black Friday. A entidade orienta que os compradores deem preferência a lojas conhecidas e verifiquem a reputação de páginas não conhecidas em sites de reclamações. 



A Febraban aconselha ainda acessar os sites de compra digitando o endereço no navegador, e desconfiar das promoções cujos preços sejam muito menores do que o valor real do produto.



“Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea”, recomenda a entidade.



Outra orientação é dar preferência ao modelo de compra garantida, na qual a plataforma retém o valor da compra até a sinalização positiva do comprador.



“Em lojas de redes sociais, verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores. Desconfie de páginas recém-criadas”.



A entidade ressalta que os consumidores façam a opção pelo pagamento das compras online com cartão virtual, e usar o serviço de avisos por SMS de transações feitas ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente.



Por Agencia Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-11/procon-sp-recebe-mais-de-mil-reclamacoes-sobre-black-friday

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