Na manhã desta sexta-feira (22), a Escolinha Tom e Jerry, localizada em Ubatã, realizou uma exposição de invenções criadas, idealizadas e construídas por negros, que fizeram contribuições significativas para a história da humanidade.
O evento, que marcou o Dia da Consciência Negra, teve como objetivo trazer uma nova perspectiva sobre a população negra, além de abordar questões de racismo, escravidão, desigualdade e justiça social.
"a nossa pesquisa é para mostrar que, para além de todas as lutas, também temos a inteligência desenvolvida ao ponto de construirmos e inventarmos coisas que hoje utilizamos e nem sabemos que foram idealizadas pelo povo preto".
Durante a exposição, os alunos do 4º e 5º ano replicaram algumas invenções históricas e apresentaram inovações mais recentes.
O evento, que ocorreu até o meio-dia, atraiu centenas de pais e membros da comunidade, proporcionando uma oportunidade de aprendizado sobre as valiosas contribuições dos negros ao mundo das invenções.
Em cada espaço da exposição, os alunos explicaram quem foi o responsável por cada criação, o contexto histórico em que surgiram e a utilidade prática de cada uma.
Entre as invenções destacadas, estavam melhorias na lâmpada por Lewis Howard Latimer, inovações em refrigeração por Frederick Jones e John Standard, e invenções como a secadora automática de roupas e a tecnologia 3D.
O trabalho de Mark Dean e Jesse Eugene Russel também foi amplamente destacado, com ênfase em suas contribuições significativas para a computação e comunicação. As invenções negras têm, de fato, impactado profundamente a sociedade, enriquecendo e facilitando a vida cotidiana de milhões de pessoas.