12/11/2024 às 09h35min - Atualizada em 12/11/2024 às 09h35min

Ubatenses vão a Brasília por aposentadoria especial e insalubridade de 40% a agentes de saúde e endemias

A proposta precisa de regulamentação por meio de lei para assegurar esses benefícios, o PLP requer maioria absoluta para ser aprovado

Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Felipe Alves, coordenador de agentes de endemias de Ubatã, e Veronica Santos, agente comunitária de saúde, estão em Brasília nesta terça-feira, 12, participando de uma mobilização nacional em prol dos direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).  


A principal pauta é a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 229/2023, que visa garantir aposentadoria especial e um teto de insalubridade de 40% para esses profissionais. O PLP 229/2023, que se encontra apensado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), depende agora de regulamentação por meio de lei para que os benefícios pleiteados possam ser implementados.

O grupo busca chamar a atenção do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para que o projeto avance com a dispensa de sua apensação e siga para votação no plenário. Um Projeto de Lei Complementar, como o PLP 229/2023, possui tramitação prioritária, exigindo maioria absoluta para aprovação. Para se tornar lei, ele precisa ser discutido e votado em dois turnos e, posteriormente, sancionado pelo Presidente da República.

Em tempo, os agentes de saúde e endemias acreditam que a regulamentação desses direitos garantirá mais segurança e dignidade à categoria, que enfrenta condições de trabalho com alto risco à saúde. (Interiorano)

Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://interiorano.com.br/.
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.