11/11/2024 às 20h48min - Atualizada em 11/11/2024 às 20h48min
USF do Relíquia realiza ação de conscientização sobre arboviroses em Ubatã
A ação busca informar a população sobre doenças como dengue, zika, chikungunya, oropuche e febre amarela.
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto: Garcia Jr / Interiorano A Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Relíquia, em Ubatã, promove nesta terça-feira, 12 de setembro, às 8h30, uma importante atividade de conscientização sobre arboviroses, doenças transmitidas por insetos e que representam uma preocupação constante para a saúde pública.
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). Além de promover a saúde da população, a sala de espera tem o objetivo de trocar informações com a comunidade, identificar possíveis pacientes com sintomas e reforçar a importância da notificação dos casos. Entre as arboviroses abordadas estão doenças bem conhecidas como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e oropuche, que têm no mosquito Aedes aegypti seu principal vetor de transmissão.
No evento, os profissionais de saúde compartilharão com o público algumas dicas essenciais de prevenção, incluindo a eliminação de água parada em vasos de plantas e pratos, a manutenção de caixas d'água tampadas, o uso de telas em ralos de água de chuva, a secagem de pneus e sua proteção contra a chuva, a limpeza de calhas e a troca de água e limpeza dos recipientes dos animais de estimação. Também será reforçada a importância de manter as piscinas limpas e com água tratada.
De acordo com o repórter Garcia Jr., que obteve informações junto a fontes do governo municipal, o público-alvo dessa iniciativa inclui a comunidade em geral, com atenção especial voltada a estudantes, usuários das Unidades de Saúde da Família (USF) e moradores de áreas com maior incidência dessas doenças.
Por ora, esta ação marca o início de uma série de atividades que ocorrerão em outras unidades de atenção básica ao longo das próximas semanas, com o propósito de expandir a conscientização e fortalecer a prevenção. (Interiorano)