11/11/2024 às 08h10min - Atualizada em 11/11/2024 às 08h10min
Ubatã registra 15,6 mm de chuva em 24h, mas sem alagamentos
Apesar do volume, que representa 15,6 litros por metro quadrado, não foram identificados pontos de alagamento
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto: Garcia Jr / Interiorano Nas últimas 24 horas, o município de Ubatã registrou um acumulado de 15,6 mm de precipitação, de acordo com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que monitora as condições climáticas por meio de um pluviômetro instalado em seu escritório local. Esse volume equivale a 15,6 litros de água para cada metro quadrado, índice expressivo para o início do período chuvoso.
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). Apesar do aumento na intensidade das chuvas, a cidade de Ubatã não registrou pontos de alagamento, situação que tem sido acompanhada de perto pelas autoridades locais. Em paralelo, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas, classificadas com grau de severidade de perigo para Ubatã e outras cidades da região.
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) também emitiu um comunicado sobre o início do período úmido de 2025. A companhia destacou a importância de as comunidades ribeirinhas ficarem atentas ao aumento do nível de água no Reservatório de Pedra, com previsão de maior volume durante o período de chuvas intensas. Essas chuvas, comuns nessa época do ano, podem impactar o nível dos rios e o escoamento nas áreas próximas.
A expectativa é de que os órgãos responsáveis mantenham o monitoramento constante e adotem medidas preventivas, caso as condições climáticas exijam intervenções para garantir a segurança da população. (Interiorano)