06/11/2024 às 15h52min - Atualizada em 06/11/2024 às 15h52min

O Estado Novo (1937/1945) e o impacto no Arraial de Dois Irmãos, atual Ubatã

Após a queda de Vargas em 1945, o processo democrático foi restabelecido e, em 1947, Dois Irmãos pôde novamente eleger seus representantes.

Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
O Arraial de Dois Irmãos, à época pertencente a Villa de  Rio Novo  e posteriormente renomeado como Ipiaú, foi diretamente impactado pelo golpe de Getúlio Vargas, que instaurou o Estado Novo em 10 de novembro de 1937. Esse regime ditatorial suspendeu o funcionamento do Congresso e das câmaras legislativas estaduais e municipais por nove anos, até 31 de janeiro de 1946, interrompendo a representação política local.

► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).  


Em 1936, antes da criação do Estado Novo, Anibal Azevedo, comerciante e morador de Dois Irmãos, oriundo de Senhor do Bonfim, foi eleito vereador para representar a localidade na Câmara de Vereadores de Rio Novo.

Entretanto, com o fechamento das câmaras pelo regime varguista, Azevedo perdeu seu mandato pouco mais de um ano após ser eleito, uma perda significativa para a representatividade de Dois Irmãos.

Somente após a queda de Vargas em 1945, as eleições foram retomadas em 1947. Nessa ocasião, Dois Irmãos, agora parte do município renomeado como Ipiaú, elegeu dois novos vereadores: o médico César Monteiro Pirajá, natural da Ilha Grande na Baía de Camamú e o cacauicultor Sandoval Fernandes Alcântara, vindo de Itapira (Ubaitaba) fazer sua vida social, econômica e politica em Dois Irmãos, que enfim puderam assumir seus cargos na Câmara Municipal em 1948.

Este evento, relacionado ao estabelecimento do Estado Novo, que completa 87 anos no dia 10 de novembro, representa um marco na história de Ipiaú e uma lembrança de um período de supressão da liberdade política e de frustração para os moradores do Arraial de Dois Irmãos.

Na próxima sábado (10) o site interiorano publicará um artigo sobre os 87 da Era Vargas.

Por Wesley Faustino: historiador, pesquisador, escritor, host do PodCastdoChefe, especialista em Gestão Pública Municipal e Gestão Ambiental e ex-vice-prefeito de Ubatã

Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://interiorano.com.br/.
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.