05/11/2024 às 09h27min - Atualizada em 05/11/2024 às 09h27min
PF desarticula esquema de Fraude em Licitações e desvio de recursos em Canarana
Operação Sanit investiga irregularidades em contratos de sanitização e controle de pragas; 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto: Divulgação PF/ arq Nesta terça-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a Operação Sanit para desarticular um esquema de fraudes em licitações no município de Canarana, na Bahia. As licitações investigadas envolvem contratos de serviços de controle de pragas e sanitização de ruas, e há suspeita de desvio de recursos públicos devido à inexecução parcial dos serviços conforme especificado nos contratos.
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). As investigações iniciais indicam que documentos supostamente falsos foram utilizados para beneficiar a empresa contratada. Além disso, tanto o ente público quanto a empresa não apresentaram comprovações adequadas de que os serviços foram realizados de acordo com o contrato. Parte dos recursos desviados provém do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Saúde.
Os serviços, que previam o uso de veículos e mão de obra específicos, teriam sido realizados, na prática, por apenas um único profissional, revelando uma execução muito aquém do previsto no contrato. Nesta operação, a Polícia Federal cumpriu 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Canarana (BA) e Cedro (PE), todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Os investigados poderão responder por crimes de fraude em licitação, direcionamento, superfaturamento e desvio de recursos públicos, conforme o andamento das apurações. (Interiorano)