Um dos diversos romances que já li na vida e acabei de reler: Anésia de Cauaçu, é o 2° romance do escritor Domingos Ailton, um amigo que conheço desde 1989. Eis um pequeno comentário.
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
Anésia Cauaçu é realmente um romance histórico fascinante, pois traz à tona a vida de uma mulher à frente de seu tempo no contexto do sertão baiano. A protagonista, Anésia, desafia as normas sociais e culturais de sua época ao ocupar um lugar no cangaço, um movimento historicamente associado a homens.
Ela foi pioneira em várias frentes: liderou um bando de cangaceiros, praticou a montaria de frente (enquanto as mulheres da época usavam uma sela chamada silhão para montar de lado) e vestiu calças compridas, o que era radicalmente transgressor no período, já que mulheres usavam apenas saias e vestidos.
Além de suas habilidades e ousadia, Anésia também se destacou como a primeira mulher branca a lutar capoeira, sendo uma precursora no universo do cangaço, anterior a figuras icônicas como Maria Bonita, Dadá e Lídia. A personagem representa não apenas a luta contra as tropas e jagunços dos coronéis, mas também um enfrentamento simbólico das restrições impostas às mulheres na época.
Em resumo, o romance destaca a força e a resistência feminina em um contexto historicamente dominado por homens e traz uma perspectiva única sobre a luta. Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho é um amigo que fiz no Partido Verde(PV), é um escritor, poeta, jornalista, professor, ambientalista e atual secretário de cultura do município de Jequié.
Além de vários poemas, publicou os livros Figuras Típicas e Religiosidade Popular de Jequié, o romance Anésia Cauaçu e o romance Antônio Burokô sobre um pai de santo cujo terreiro de Candomblé foi perseguido pelos soldados sem nunca a polícia ter conseguido prendê-lo, e torna-se sócio da União Brasileira de Escritores. (Li há alguns anos assim que lançou).
Por Wesley Faustino: historiador, pesquisador, escritor, host do PodCastdoChefe, especialista em Gestão Pública Municipal e Gestão Ambiental e ex-vice-prefeito de Ubatã.