04/11/2024 às 08h39min - Atualizada em 04/11/2024 às 08h39min
Condições precárias do cemitério de Ubatã geram indignação na comunidade
Ouvintes da Rádio Povo FM relatam superlotação, mato e abandono do cemitério às vésperas do Dia de Finados.
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto: Admilson / Rádio Povo Na manhã desta segunda-feira, 4, diversos ouvintes da Rádio Povo FM expressaram indignação com o estado do cemitério de Ubatã, no sul da Bahia. Relatos dos moradores indicam que o local está coberto por mato e apresenta problemas estruturais graves, que se tornaram ainda mais evidentes com a chegada do Dia de Finados, quando muitos visitaram os túmulos de familiares e amigos.
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). Admilson, um dos ouvintes, enviou um vídeo mostrando sepulturas encobertas por vegetação, o que tem gerado insatisfação.
"Fui colocar flores no túmulo de um ente querido e me deparei com essa situação: muito mato e sujeira," disse ele.
Outros moradores, como a irmã de Ana Maria Cunha, também relataram decepção.
"Ela sempre vem e, nos outros anos, dizia que estava tudo capinado e pintado," comentou.
Além do 'abandono', a superlotação foi outro ponto de crítica. Bino, morador do Bairro Júlio Aderne, alertou que o cemitério não tem mais espaço para sepultamentos e sugeriu que a gestão municipal procure uma nova área para expansão.
"É uma questão de respeito. Não há espaço e os túmulos estão sobrepostos," reforçou João, do Bairro Relíquia, que também reclamou da falta de melhorias ao longo dos anos.
Outros ouvintes, como Dona Ozenita e Abimael Bulhões, expressaram indignação com as condições desumanas do local. Segundo Luiz Carlos, morador do Bairro Popular, ele teve de pagar alguém para capinar ao redor do túmulo dos pais.
"Até nos acessos aos túmulos há sepultamentos. É revoltante," desabafou.
Gabriel Santos chamou a atenção para a responsabilidade dos vereadores e pediu que pressionem a prefeitura por melhorias. Em tempo, a situação do cemitério de Ubatã reflete um problema de longa data, exigindo uma resposta urgente das autoridades locais para garantir um local digno e respeitoso para o descanso dos entes queridos da comunidade. (Interiorano)