22/10/2024 às 09h31min - Atualizada em 22/10/2024 às 09h31min

Família Muniz: Sete Décadas de Influência Política em Ubatã e no Sul da Bahia

Com 30 mandatos acumulados, a família Muniz mantém sua presença marcante na política de Ubatã e cidades vizinhas.

Por Wesley Faustino - Interiorano
Antonio Muniz Ramos, o começo de tudo em 1954
A trajetória da família Muniz na política de Ubatã e região é notável pela longevidade e continuidade ao longo de gerações. Desde a eleição de Antônio Muniz Ramos em 1954, a família acumulou um total de 30 mandatos, na região sul da Bahia, até a próxima legislatura de 2025/2028, destacando-se tanto no Legislativo quanto no Executivo.

Eles tiveram sete mandatos de prefeitos e vice-prefeitos e treze de vereadores apenas em Ubatã, num total de 20 mandatos.


► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).  

Além de Ubatã, membros da família Muniz também foram eleitos para cargos em outras cidades do sul da Bahia. Em Camacan, Conceição Muniz e seu filho Lucas Muniz (dois mandatos) que chegou a presidir a Câmara (duas vezes), mantiveram a tradição familiar.

Em Ubaitaba, Catarino Muniz  foi o vereador mais votado da história de Ubaitaba, com três mandatos. Jal Muniz foi eleito três vezes em Una, e Raimunda Muniz, filha de Antônio Muniz, foi eleita uma vez em Maraú.

A tradição política da família também inclui figuras como Almir Clementino Muniz e Agilson Muniz, que desempenharam papéis importantes como prefeitos eleitos pelo povo, prefeitos interinos,  vice-prefeitos e vereadores.

Agilson, por exemplo, foi vice-prefeito por dois mandatos e prefeito interino antes de ser eleito prefeito em 2008. Outro destaque é Adailton Ramos Magalhães, conhecido como Dai da Caixa, que, apesar de não carregar o sobrenome Muniz, pertence à família, é filho de uma Muniz - Alzenita Muniz Ramos Magalhães -   foi prefeito de Ubatã por dois mandatos consecutivos.

A família Muniz continua a renovar e expandir sua influência política. Devinho Muniz, representando a terceira geração, estará no terceiro mandato na Câmara Municipal de Ubatã na legislatura de 2025/2028. A trajetória da família reflete uma forte presença e influência na política local, marcada pela capacidade de se adaptar e manter a tradição ao longo das décadas. Nao podemos esquecer de Eduardo Muniz, eleito três vezes vereador, uma delas o mais votado de Ubatã,  além de Tarcisio Muniz, Jaciara Magalhães(irmã de Dai da Caixa) e Wally Muniz, presidente da Câmara de Vereadores por dois biênios. 

Podemos também somar os mandatos interinos de prefeitos de Almir Muniz, anos 60, Agilson Muniz que assumiu por quatro meses e,  como consta no livro Ata de Transmissão de Posse, o prefeito Almir Muniz, transmitiu o cargo de prefeito(Ad Hoc) ao secretário de Administração Antonio Muniz, em 31 de janeiro de 1977 (alegando sua futura ausência) com a finalidade de apenas trasmitir o cargo de prefeito ao eleito em 1976. O ex-vereador Antonio Muniz,  na literatura da história politica de Ubatã,  foi prefeito por um dia. 

Essa trajetória política reflete uma forte presença e influência da família Muniz na política local, marcada pela continuidade e renovação dos mandatos ao longo de gerações. 

Por Wesley Faustino:  pesquisador, historiador, escritor, especialista em Gestao Pública e Gestao Municipal e ex-vice-prefeito de Ubatã.

Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://interiorano.com.br/.
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.