09/10/2023 às 15h24min - Atualizada em 09/10/2023 às 15h24min
Incêndio atinge área de vegetação e fogo chega perto de casas em Ubatã
Moradores relatam dificuldades respiratórias e sobrecarga devido à prática recorrente de queimadas.
Por Garcia Junior - Interiorano
www.interiorano.com.br
Foto - Interiorano
Nesta tarde ensolarada de segunda-feira (9), com uma sensação térmica que ultrapassa os 32 graus celsius, muitos moradores do Bairro 2 de Julho, em Ubatã, retornaram para suas residências após uma manhã de trabalho apenas para se deparar com um cenário desolador. Uma atmosfera tomada por resíduos de queimadas, roupas deixadas secando após a lavagem, agora manchadas, e, o que é mais alarmante, entes queridos enfrentando dificuldades respiratórias devido à fumaça.
O repórter Garcia Jr. foi acionado por moradores próximos ao antigo ginásio de esportes para investigar um foco de incêndio em vegetação que consumiu grande parte do Bairro Primavera. As causas desse incêndio ainda permanecem obscuras, uma vez que o foco ainda não foi controlado, impossibilitando a determinação precisa da extensão da área afetada. No entanto, moradores informaram ao Interiorano que a prática de atear fogo em lotes de terra é lamentavelmente comum no loteamento.
Novidade: faça parte do canal do interiorano no whatsapp clicando aqui O impacto desse incêndio não se limitou apenas à paisagem. Algumas pessoas, já lidando com problemas de saúde, foram afetadas de maneira intensa, enfrentando dificuldades respiratórias severas que as levaram a buscar atendimento médico. Além disso, aqueles que haviam dedicado seu domingo à limpeza de suas residências, agora se viram sobrecarregados pela triste realidade de uma jornada dupla: cuidar da casa, dos filhos pequenos e, ao mesmo tempo, manter uma jornada de trabalho fora para sustentar suas famílias.
Uma moradora compartilhou seu sentimento de angústia, afirmando que o calor associado à fumaça cria um ambiente sufocante e opressivo. Ela também expressou sua frustração, destacando que essa não é a primeira vez que enfrentam tal situação, e que a prática de incêndios é recorrente. (Interiorano)