Em uma breve observação realizada nesta quinta-feira (5) próxima à Praça Gleide Santana, situada na Avenida Landulfo Alves, nossa equipe de reportagem flagrou uma série de motociclistas desrespeitando flagrantemente as regras de trânsito ao utilizar um "atalho" criado devido às obras em curso na mencionada avenida, as quais contemplam a construção de uma faixa elevada.
É de relevância destacar que nossa matéria, embora registre esta ocorrência, possui um caráter educativo e, por esse motivo, as imagens captadas no vídeo se encontram em desfoque, preservando a identidade dos envolvidos. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre os riscos e as consequências da infração cometida.
Segundo o Artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com um veículo em locais destinados a pedestres, como calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos é considerado infração gravíssima. O valor da multa aplicada em casos como este atinge a cifra de R$ 880,41.
Diante disso, as autoridades de trânsito reforçam o alerta para que motociclistas respeitem rigorosamente as normas estabelecidas, evitando não apenas sanções financeiras, mas, acima de tudo, garantindo a segurança de todos os envolvidos no tráfego urbano. A escolha pelo caminho correto é, indubitavelmente, a decisão mais sábia e responsável a se tomar. (Interiorano)