10/09/2024 às 12h25min - Atualizada em 10/09/2024 às 12h25min
Primeiro Governo de Ubatã liderado por Arnaldo Azevedo completa 70 anos de história
Setembro marca o 70º aniversário do início da administração pública de Ubatã, que foi governada por Arnaldo Azevedo entre 1954 e 1955.
Por Wesley Faustino - Interiorano
@wesley.ubata
Arnaldo Azevedo Gestor de Negócios e Everaldo Azevedo - 1º secretário de Ubatã Neste mês de setembro completou 70 anos que o municipio de Ubatã (antes Arraial Dois Irmão) teve o início da administração pública pelo Gestor de Negócios Municipais.
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). Pela Lei Estadual n° 784 de 14 de agosto de 1954, o governador do Estado da Bahia, Régis Pacheco(PSD), nomeou como Gestor de Negócios Municipais, o comerciante ubatense, Arnaldo Azevedo, para governar o recém emancipado município de Ubatã no período de setembro de 1954 a abril de 1955.
Gestão de um pequeno período de oito meses, Arnaldo Azevedo foi o responsável que preparou o município para sua primeira eleição a ser realizada em 3 de outubro de 1954. O Gestor de Negócios Municipias nos seus oito meses de governo, além de organizar as eleições, cuidou da organização administrativa do município e deu início ao sistema educacional.
Nomeou os primeiros servidores, a exemplo do secretário (Everaldo Azevedo), o contador (Walter Lopes Silva), o tesoureiro (Mario Gomes Moreira), a Inspetora Escolar (Amanda Azevedo), as auxiliares de ensino Afra Alves Miranda e Maria de Lourdes, o porteiro (Pedro Alberto de Miranda), a auxiliar de escritório (Terezinha Bernadete Costa), entre outros poucos servidores.
A 1ª eleição do município elegeu Sandoval Fernandes Alcântara para prefeito e os primeiros oito vereadores que tomaram posse dia 7 de abril de 1955 na Câmara de Vereadores de Ubatã, Casa Legislativa que funciona até hoje no mesmo prédio.
Por: Wesley Faustino, pesquisador, historiador, escritor, especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental e ex-vice-prefeito de Ubatã.