Na próxima quarta-feira, 28, será divulgada uma pesquisa eleitoral que promete esquentar o tabuleiro político de Ipiaú. A pesquisa, conduzida pela empresa Painel Brasil, foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto e questiona, entre outros aspectos, em quem os eleitores votariam para prefeito(a) entre Laryssa Dias e Alipinho. O levantamento foi encomendado pela Rádio e TV Band da Bahia, com um custo de R$ 12 mil.
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). A pesquisa seguiu uma metodologia quantitativa, utilizando a técnica da amostragem para obter os dados. As entrevistas foram realizadas pessoalmente em domicílios de eleitores de Ipiaú com 16 anos ou mais. O processo de amostragem foi dividido em duas etapas: uma probabilística e outra não probabilística.
Primeiramente, as localidades para aplicação das entrevistas foram escolhidas de forma a manter a proporcionalidade em relação ao número de eleitores. Em seguida, a seleção dos entrevistados foi feita conforme a distribuição amostral proposta, levando em conta variáveis como sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.
Para determinar o tamanho mínimo da amostra, foi utilizada a técnica de amostragem probabilística aleatória simples. O levantamento considerou um nível de confiança de 90%, variância máxima e erro amostral de 3,66%, resultando em 500 entrevistas realizadas em diversas localidades de Ipiaú.
A coleta de dados foi feita em bairros como Aparecida, Getúlio Vargas, Bairro Novo, Batateira, Beira do Rio, Bela Vista, Benedito Lessa, Centro, entre outros, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais, como Córrego das Pedras e Fazenda do Povo.
O controle e a fiscalização das entrevistas foram realizados in loco pela supervisão de campo, garantindo a confiabilidade dos dados. Além disso, a plataforma utilizada permitiu a gravação das entrevistas e a localização exata via georreferenciamento.
A divulgação dos resultados na próxima quarta-feira promete trazer à tona a temperatura política em Ipiaú, oferecendo um panorama das intenções de voto na cidade. (interiorano)