23/05/2024 às 21h05min - Atualizada em 23/05/2024 às 21h05min
Vereadores cobram esclarecimentos e Prefeitura responde sobre PASEP em Ubatã
Diêgo e Matheus, pedem explicações urgentes da Prefeitura de Ubatã sobre a inclusão e exclusão de servidores .
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto: Ubatã Notícias Na manhã desta quinta-feira, 23, os vereadores de Ubatã, Diêgo da Igreja (Avante) e Matheus Carmo (Avante), se dirigiram ao repórter Garcia Jr. para anunciar o envio de um ofício à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre a inclusão e exclusão de servidores efetivos e comissionados no pagamento do PIS/PASEP.
NOTÍCIAS: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). A ação visa garantir que os servidores municipais recebam os valores devidos dentro do prazo estipulado pela legislação federal. Os vereadores destacaram a urgência de um pronunciamento rápido e efetivo da Prefeitura, cobrando providências imediatas para resolver a questão.
"Os servidores têm o direito de acessar seus benefícios de forma justa e no tempo correto. Precisamos de respostas claras e ações concretas," afirmou Diêgo da Igreja.
De acordo com informações apuradas pelo site Interiorano, a Prefeitura já reuniu todos os documentos necessários para responder aos parlamentares. Estes documentos, que comprovam que a administração municipal realizou todos os procedimentos corretamente, serão enviados à Câmara. A Prefeitura aguarda, agora, uma resposta do Ministério do Trabalho.
Segundo a apuração, a falha que causou o atraso nos pagamentos decorre de problemas de comunicação entre o sistema anterior do RH, usado em 2022, e o Sistema da Rais, que, apesar de receber os dados enviados, não os processou adequadamente. Este problema foi identificado pelo Departamento de Recursos Humanos, que entrou em contato com a empresa responsável pelo sistema anterior, atualmente sem contrato com a municipalidade.
Os arquivos corretos já foram encaminhados e aguardam processamento pelo Ministério do Trabalho. A expectativa é que o problema seja resolvido em breve. A possibilidade de acionamento jurídico do Ministério do Trabalho não está descartada, caso a situação persista.
Para muitos servidores, o PIS/PASEP representa um alívio financeiro importante. A Prefeitura de Ubatã, através do Departamento de Recursos Humanos, está totalmente empenhada em resolver a questão o mais rápido possível. A administração municipal reafirma seu compromisso com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos humanos, garantindo que todos os servidores aptos recebam seus benefícios sem mais demoras. (Interiorano)