27/04/2024 às 18h51min - Atualizada em 27/04/2024 às 18h51min
Polícia Civil emite comunicado sobre furtos de cacau na região: orientações para empresas compradoras
Polícia Civil alerta empresas sobre furtos de cacau na região após aumento de casos denunciados pelo repórter Garcia Jr.
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto: Interiorano A Polícia Civil emitiu um comunicado neste sábado, 27, direcionado às empresas compradoras de cacau, orientando sobre os recentes casos de furtos na região. A ação ocorre após denúncias do repórter Garcia Jr. sobre o aumento desses crimes,
sendo o caso mais recente registrado na Região da Batalha, próximo do Assentamento Cruzeiro do Sul, em Ubaitaba, sul da Bahia, com prejuízo estimado em mais de R$7 mil.
► NOTÍCIAS: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). O comunicado, compartilhado pela coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (7ª Coorpin) de Ilhéus, Katiana Amorim Teixeira, destaca a importância da parceria entre a segurança pública, produtores e empresas compradoras para garantir a segurança de todos e coibir esses crimes.
A Polícia Civil recomenda às empresas comerciantes de cacau a implementação de procedimentos específicos para coibir a circulação de amêndoas subtraídas e evitar o enquadramento no crime de receptação qualificada. Entre as orientações, está a solicitação de dados detalhados ao receber a visita de um novo produtor, como nome, RG, CPF, endereço do imóvel rural, telefone para contato, entre outros.
Essas medidas visam restringir a atuação de criminosos, facilitando também a investigação policial. A Polícia Civil alerta que a compra de produtos fruto de origem criminosa configura crime de receptação, passível de reclusão e multa.
A sociedade pode contribuir denunciando pelo número 181 da Polícia Civil, colaborando assim com as autoridades na prevenção e combate a esses crimes. (Interiorano)