12/03/2024 às 15h00min - Atualizada em 12/03/2024 às 15h00min
MP denuncia ex-secretária de Ipiaú por crime contra administração pública
Investigação aponta favorecimento a empresa em contrato de consultoria
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto - Google maps O Ministério Público da Bahia (MP), por meio da Promotoria de Justiça de Ipiaú, ofereceu à Justiça Comum uma denúncia criminal contra a ex-secretária de infraestrutura do município, Carla Cardoso Garcia, sob acusação de crime contra a administração pública. A investigação teve início após uma representação formulada pelo ex-vereador Erivaldo Carlos Oliveira, conhecido como Pery de Margarete.
► NOTÍCIAS: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). Segundo apurado pelo MP, Carla Cardoso Garcia teria articulado em favor da empresa CS Engenharia e Topografia, contratada em 2017 sem licitação para prestar consultoria na área de engenharia por R$ 115 mil. O contrato visava atender supostas necessidades técnicas de medições em diversas obras.
De acordo com a denúncia, mesmo havendo centenas de empresas e profissionais de engenharia na região, a ex-secretária optou por negociar com o sócio da CS Engenharia, resultando em um acréscimo de 308% no valor original do contrato, totalizando quase R$ 434 mil.
A Promotoria ressaltou que a empresa contratada foi paga sem fiscalização adequada, baseando-se apenas em declarações dos representantes da empresa. O MP/BA requereu à Justiça que a ex-secretária e o sócio da CS Engenharia sejam condenados por contratação direta fora das hipóteses previstas em lei, com pena de 4 a 8 anos de prisão e multa. (Interiorano)