11/03/2024 às 21h17min - Atualizada em 11/03/2024 às 21h17min
Sesab confirma morte de morador de Ipiaú por chikungunya; autoridades monitoram situação
Pacientes eram residentes de Ipiaú e Teixeira de Freitas; casos reforçam atenção para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Nesta segunda-feira (11), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou duas mortes por chikungunya no estado. Os pacientes, residentes nos municípios de Ipiaú e Teixeira de Freitas, faleceram em decorrência da doença. A Sesab não divulgou informações sobre as idades e sexos dos pacientes.
► NOTÍCIAS: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). A secretária de Saúde de Ipiaú, Laryssa Dias, esclareceu que o caso registrado na cidade envolvia uma paciente que estava em outro município quando os sintomas começaram. Ainda segundo a secretária, a paciente apresentava comorbidades, o que contribuiu para a evolução do quadro fatal.
Até o último sábado (9), foram notificados 3.918 casos prováveis de chikungunya na Bahia. Em comparação com o mesmo período de 2023, houve uma redução de 17,5%, totalizando 4.747 casos prováveis naquele ano.
O estado está em alerta também para a dengue, outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Atualmente, 175 municípios baianos estão em estado de epidemia para a dengue. A Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab já confirmou 12 mortes por dengue.
As autoridades de saúde continuam monitorando a situação e reforçam a importância da prevenção e combate ao mosquito vetor, destacando a necessidade da população adotar medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti. (Interiorano)