NOVA ROTA NO ÔNIBUS 2.0!
Chegamos ao ponto final do ônibus 1.0, e o Suco Del Vale já está ajustando os retrovisores para a nova rota. A reforma promete novidades: no meio ambiente, o barbudinho vai dar novo fôlego; na educação, a Mulher Maravilha mantém o assento após revolucionar a pasta; e, nas finanças, o homem do rock’n’roll vai ditar o ritmo.
No esporte e cultura, o jogador caro segue com a faixa 10, comandando tudo, enquanto, nas obras, o subprefeito, vulgo Mãos de Tesouras, segura firme. A portaria do Tenho Feito (planejamento) deve ser assumida pelo Ex Data com Zom, o assento da administração não tem disputa, com o Longo Caminho batendo o martelo que fica.
Na agricultura, o homem da beer (que não faz cerveja, mas gere bem agricultura) pode continuar, mas há olhos atentos para essa cadeira. Na saúde, o Jhonny Bravo de ubas deve continuar inovando na medicina, enquanto o jurídico parece ficar mais uma vez com a Lima – mesmo com outros bons nomes na fila.
O problema? Tem muito cacique e pouca vaga no ônibus. A promessa de novas secretarias pode ser a salvação, mas, até lá, só embarca quem o Trio Ternura autorizar. Próxima parada: fevereiro, quando conheceremos os novos passageiros. Apertem os cintos, porque o trajeto promete!
PASSAGEIRO DA JOÃO DUDU: VAI A PÉ?
E por falar em passageiro, tem um ilustre lá na João Dudu que já foi ao guichê umas três vezes e nada de despachar a passagem com o Suco Del Vale. O analista político, vindo da João Dudu, percorreu a rota até o São Raimundo cheio de esperança, mas saiu de mãos abanando.
A novela já teve pelo menos três capítulos de reuniões adiadas, deixando a grande dúvida no ar: será que esse passageiro embarca no dia 2 ou vai seguir a pé, assistindo o ônibus 2.0 passar? Por enquanto, só resta ver navios na praça que nem é praça, mas um largo com tapete preto. E que ironia, hein? Porque, do jeito que tá, nem o motorista sabe se ele entra ou fica vendo o movimento da janela!
O HOMEM DO CHAPÉU E OUTRAS HISTÓRIAS
Chegou finalmente o livro mais esperado do ano! Escrito pelo multifacetado homem do chapéu – pesquisador, historiador, escritor, ex-vice-prefeito e dizem as más línguas, único ser humano capaz de preparar um café enquanto resolve um pepino político e ainda cita um trecho da Constituição de cabeça! Se ele fosse uma série, seria tipo O Gambito da Rainha, mas com chapéu e uma pitada de caos administrativo.
Na obra, ele conta casos que misturam política e peripécias tão reais que deixam a cidade fictícia parecendo uma novela mexicana. Tem promessa descumprida, reviravolta e até um cavalo que virou funcionário público – provavelmente o único que nunca reclamou do salário atrasado. A leitura é um misto de risos e lágrimas, com um toque de “não acredito que isso aconteceu de verdade!”. Prepare o lencinho e, quem sabe, um chapéu de reserva pra se sentir parte do time!
MOTORISTA INDEFINIDO
Fim de ano em Ubatã, mas a paz passou longe do ponto de parada! Tem gente que desceu do ônibus do Suco Del Vale e jurou que só volta pra base se for pra apoiar... o Piu-Piu! Pois é, o passarinho que parecia só piar baixinho agora anda cacarejando alto no meio político. Enquanto isso, o ex Data com Zom tá tão fora da rota que nem GPS ajuda a achar o caminho de volta.
E não é só o Piu-Piu ganhando asas: o Longo Caminho, que parecia mais perdido que mala em rodoviária, tá começando a ganhar uma base sólida. O futuro motorista do ônibus? Só o tempo (e o Suco Del Vale) dirá. Enquanto isso, passageiros de peso ainda seguem no coletivo, como a Mulher Maravilha, sempre cheia de educação, e o vice Gentleman, que mantém a elegância na estrada turbulenta da política.